sábado, 23 de novembro de 2013

SESSÃO ESPECIAL

Ensino Modular é discutido
na Câmara Municipal de Santarém

A Câmara ficou lotado por educadores, estudantes, gestores, comunitários



N

a quinta-feira, 21/11, a Câmara Municipal de Santarém abriu as portas para receber estudantes, educadores, gestores e comunitários, que estiveram no legislativo santareno, para participar de sessão especial, onde se discutiu o "Ensino Médio Modular (EMM), na região Oeste do Pará”.

Representantes de Aritapera, Amorim e Cícero Mendes
 
A sessão foi presidida pelo vereador Dayan Serique, que iniciou os trabalhos com o convite as autoridades para comporem a mesa de trabalho e com a explicação aos presentes sobre o andamento da sessão.

A primeira atividade desenvolvida na sessão foi uma exposição audiovisual intitulada “O Ensino Médio Modular na região Oeste do PARÁ”, conduzida pelo biólogo Antonio Carlos de Lima, do corpo docente do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME), Polo de Santarém.  

Ela serviu para subsidiar o debate, assim como para sintetizar um pouco da realidade vivenciada pela comunidade escolar (estudantes, pais, responsáveis e comunitários), nas 56 comunidades do interior dos municípios de Santarém, Belterra, Aveiro e Mojuí dos Campos.

Os principais problemas apresentados estão na oferta do transporte escolar. Falta de salas de aulas para os estudantes e moradias sem infraestrutura para os professores, além do não pagamento da bolsa alimentação e a inexistência de convênio entre Estado e municípios, para o funcionamento do Ensino Modular.

A apresentação também enfocou sobre estudantes vitoriosos, inclusive com o depoimento do pastor Elieber Álvares, que representou todos os alunos oriundos do SOME.

Foram também citados projetos pedagógicos, “nossos heróis” (professores que faleceram na missão), confraternizações do SOME e comunitários solidários.

Renata Godinho, gestora da escola Nossa Senhora de Fátima

Após a apresentação, o vereador Dayan Serique abriu espaço para a participação da plateia. Se manifestaram: Renata Godinho, gestora da escola municipal Nossa Senhora de Fátima, da Vila de Anã, na Reserva Extrativista Tapajós/Arapiuns (Resex), no rio Arapiuns.

Em seguida falaram os representantes da escola José de Melo Filho, da Vila de Amorim, no rio Tapajós: estudante Helton e Cassiana Serique, gestora da escola.

 
Educadores do SOME Itaituba presentes na sessão especial 

Por último se manifestou um estudante do SOME, Polo de Itaituba. Todos apoiaram a luta dos educadores pela qualidade na Educação na região Oeste do Pará.

Após a falação da plateia, foi vez das autoridades convidadas também manifestarem seu posicionamento a respeito da discussão sobre o Ensino Modular.  Falaram: Roberto Dantas (SOME Itaituba), Isabel Sales (Sintepp), João Magalhães (Semed), Dirceu Amoedo (5a URE), Célio Figueira da Silva (OAB), Gedeão Monteiro (Modular Indígena), Luís Rabelo (SOME Santarém) e Alex Ruffeil (Sintepp). Por fim falaram os vereadores e, para encerrar a sessão foram anunciados os encaminhamentos. 


 

Nenhum comentário: