sábado, 3 de março de 2012

SINTEPP

Notícias do XX Congresso:

O Pará organizando os educadores

No segundo dia do congresso versou sobre a Política Educacional para o país e para o Estado.  Para a grande maioria dos delegados, uma nova política educacional voltada para valorizar os trabalhadores, faz-se urgente.
Outro tema calorosamente debatido foi a Politica Sindical em mesa formada por representantes das centrais e coletivos sindicais presentes no SINTEPP, que avaliou as dificuldades que o movimento sindical combativo enfrenta para construir um instrumento sindical unitário. Estiveram presentes na mesa deste debate os representantes: Cleber Rezende (CTB), Ray Barreto e Lindalva (CUT), Eloy Borges (Intersindical), Ovídio (CSP/Conlutas) e Isabel Marinho ( Regional Oeste/Santarém).
Após o debate do tema, o plenário do congresso aprovou por ampla maioria de votos a construção de Fórum Estadual de Lutas, além de reafirmar que o princípio fundamental do SINTEPP é primar pela democracia interna, por entendermos que a construção só se desenvolve com o respeito a todas as posições políticas.
Vários delegados/as de diferentes municípios estiveram presentes demonstrando total apoio às demandas de suas subsedes. Para o coordenador da regional Oeste Marcio Pinto (Santarém), todo trabalhador da educação é protagonista do processo de construção para a educação no Pará. Ainda segundo ele, um dos momentos importantes é a participação de novos educadores o que caracteriza um renovo na base da categoria que só vem para fortalecer a luta na capital e no interior do Estado, isso mostra a força que o sindicato tem principalmente com as mobilizações em cada subsede.
O SINTEPP desde sua fundação, sempre defendeu a autonomia e o classismo. Precisamos avançar no processo de nossa unidade, independente de partido político. A classe trabalhadora precisa e deve se unir com todos os setores que queiram construir um grande movimento, pois outras propostas virão para atacar o servidor público. O neoliberalismo quer destruir a unidade dos trabalhadores, portanto companheiros/as precisamos nos organizar.
Além debater sobre a organização da classe trabalhadora na defesa da escola pública e gratuita e na luta por políticas públicas para o povo brasileiro, o XX congresso é o momento fundamental para compartilhar experiências de todos os educadores, para assim, fortalecer a luta e combater o governo de Simão Jatene. “Esse é o momento de discutir a valorização dos trabalhadores em educação; não somente o magistério mas  todos os profissionais em educação. Os educadores de Castanhal, sempre estiveram firmes na luta juntamente com o sindicato enfrentando qualquer governo inclusive o municipal exigindo a aprovação do PCCR na câmara dos vereadores e o pagamento do Piso Salarial.” Disse José Alacid do município de Castanhal. (Fonte: Sintepp)

Nenhum comentário: