sexta-feira, 2 de março de 2012

SINTEPP

 Postado em: 02/03/2012/09:28:05 AM

Notícias do XX Congresso - informações do 1º dia

Ontem (01) à tarde, após a aprovação do regimento interno do XX Congresso do SINTEPP, os delegados e delegadas de todas as regiões do Estado, se debruçaram sobre o financiamento da educação e o novo Plano Nacional de Educação atualmente em tramitação no Congresso Nacional, com uma mesa de debate composta por Marta Vaneli (CNTE), Luiz Araújo (ex-presidente do INEP) e Amanda Gurgel, (CSP/Conlutas).
Nesta mesa, os debatedores apresentaram uma avaliação sobre o novo Plano Nacional de Educação (PNE). A proposta de financiamento para a educação – que segundo o relator da proposta no Congresso Nacional, pode chegar a no máximo 7,5% - presente no atual PNE, é um valor ainda muito insuficiente para a melhoria da educação, qualificação e melhor remuneração para os profissionais da educação.
Os governos tentam impor aos trabalhadores o ônus da atual crise econômica, cortando gastos de setores estratégicos para o país, como a educação. Além disso, o contingenciamento de recursos da União para o pagamento da dívida pública, uma opção política para privilegiar banqueiros e grandes empresários, acaba por limitar os recursos a serem investidos na melhoria de vida da população mais pobre.
O ataque ao piso salarial dos trabalhadores em educação, também foi destacado no debate. Aqui no Pará, a categoria construiu uma árdua greve no ano passado para pressionar o governador Simão Jatene, a respeitar a lei do piso, e nas últimas semanas, outros governadores se organizaram e foram à Brasília para que o reajuste dos professores estabelecido em lei de 22% para este ano, fosse de apenas 6%, mostrando a falta de prioridade dos governos em relação à educação.
Por tudo isso, está sendo chamada uma greve nacional da educação para os dias 14, 15 e 16 de março com o intuito de pressionar o poder público a valorizar os profissionais da educação e respeitar a lei do piso.
Conjuntura
Ainda no período da tarde, foi realizada uma mesa sobre o debate conjuntural. Foram apresentadas seis propostas de resoluções de conjuntura pelos companheiros Fernando Carneiro (tese 1), Gleidson Canelas (tese 2), Marcos Fonteles (tese 3), Abel Neto (tese 4), Silvia Leticia (tese 5), Marcio Pinto e Gesiel (tese 6). As propostas foram aferidas pelo plenário, e a proposta de resolução unificada das teses 1, 5 e 6 foi aprovada pela maioria. (FONTE: SINTEPP)

Nenhum comentário: