sábado, 6 de abril de 2013

HOMENAGEM NO PARAUÁ


LAÇOS CONQUISTADOS

Por Divane Aracaty Lobato
A
 frase “A educação liberta a vida” vem nos trazer uma profunda reflexão sobre o significado da educação para a vida. José Manuel Moram diz no Texto complementar de seu livro A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá, da Editora Papirus que “o maior desafio que temos é aprender a transformar-nos em pessoas cada vez mais humanas, sensíveis, afetivas e realizadas. De nada adianta, saber muito, se não o aplicamos nas nossas vidas”. Aí se percebe que não adianta só preparar jovens para o mercado de trabalho para serem excelentes profissionais, mas despreparados para os desafios que a vida nos oferece. Para isso é necessário que seja trabalhado também o seu caráter, os seus valores.
 O trabalho de um professor é eficaz à medida que se vê quando o aluno está motivado internamente a buscar o conhecimento e a partir daí mudar seu comportamento, seus valores e suas atitudes ao longo do módulo. Ocorreram mudanças significativas no quarto módulo na comunidade do Parauá. Alunos aparentemente desinteressados e rebeldes, mas na verdade determinado, corajosos e cheios de talentos, que só precisavam de alguém que realmente se importasse com suas vidas e que entendesse que todo jovem também tem seus conflitos, incertezas e desilusões.
Agradeço de coração a vocês alunos do 3º ano do Ensino Médio Modular, ano de 2012 por contribuírem para que eu me tornasse um pouco mais, tolerante, paciente, e humilde. Ensinar e aprender são uma troca, onde riquezas podem ser descobertas e experimentadas e não há nada mais gratificante que ver um aluno se esforçar e fazer um trabalho com alegria, mais ainda, quando recebemos um bilhete com a seguinte frase: “Obrigado professora, a senhora foi uma das melhores professoras que já tivemos, pois nos ensinou um pouco sobre a vida”. Esses laços de amizade jamais serão desfeitos, pois são verdadeiros e foram conquistados. A recompensa foi essa noite maravilhosa com a celebração e logo após a festa cheia de magia e felicidade ao som da banda Suing Legal.
Lideranças comunitárias presentes na solenidade de formatura no Paraua
O culto religioso contou com a presença dos formandos e seus paraninfos
 
Os estudantes do Ensino Médio Modular  (EMM) na cantoria das músicas do culto

A professora Dilvane Aracaty Lobato comanda o brinde pela conquista alcançada


Grande abraço a todos!
Professora Dilvane Aracaty Lobato.

Nenhum comentário: