quarta-feira, 24 de abril de 2013

PARALISAÇÃO NACIONAL


 Mateus Ferreira pede 
mobilização permanente
Mateus Ferreira fala para uma plenária esvaziada
A assembleia geral do Sintepp no segundo dia da Paralisação Nacional: pouca participação dos trabalhadores

O
 coordenador estadual do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Publica do Pará (Sintepp), Mateus Ferreira, depois de participar da caminhada ocorrida pela manhã em Belém, esteve em Santarém, na tarde de hoje, 24 de abril, para participar da assembleia geral programada pela coordenação da sub sede do Sintepp, como parte das atividades do segundo dia da Paralisação Nacional, convocada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).
Mateus foi convidado para falar sobre as últimas negociações entre o sindicato e o governo do Estado. Em sua fala, para um auditório praticamente vazio, ele apontou as principais preocupações do sindicato no momento: a efetivação da jornada de trabalho e da hora atividade. Entre outras informações, adiantou que o governo irá apresentar uma proposta em maio, mas que se torna necessária uma mobilização permanente dos trabalhadores, para que o estado possa atender as reivindicações e as decisões judicias já tomadas.
Após o debate político, com a participação de diversos educadores, Mateus encerrou sua fala comentando sobre um dos principais problemas enfrentados pelo Sintepp: mobilizar a base. Ele sugeriu uma autocrítica por parte daqueles que só sabiam cobrar as resoluções dos problemas, mas que não se mobilizavam nas convocações feitas pela entidade, para pressionar os governantes. Tomou como exemplo Belém, onde socializou a ideia de um representante sindical por estabelecimento escolar, mas que infelizmente não foi levada em frente, por conta do desinteresse dos trabalhadores nas lutas coletivas.

Programação – Amanhã, 25/4, os trabalhadores reúnem novamente no auditório da UEPA, para uma rodada de debates sobre conjuntura educacional e elaboração de táticas de superação aos desafios postos. Para essa atividade, cada escola encaminhará pelo menos cinco representantes dos diferentes segmentos da comunidade escolar. A atividade será finalizada com a elaboração de documento a ser entregue à direção da 5a URE e à coordenação estadual e local do Sintepp. A atividade é aberta a toda a comunidade escolar.

Nenhum comentário: