domingo, 14 de abril de 2013

COTIDIANO SOME


Obrigado Glauciane e Polyane!
Glauciane vende o resto do caminho com os remos
Polyane ajuda sua irmã puxando a canarana para arrastar a canoa

N

a quarta, 10 de abril, fomos para a escola municipal "Santíssima Trindade", na Vila do Aritapera, como sempre, de carona. Por volta das 7 horas já estávamos na porta da “casa dos professores”, observando a passagem das bajaras e canoas dos estudantes, que se deslocam rumo ao educandário. No horizonte uma canoa aparece. A farda azul do “Álvaro Adolfo” se destaca no corpo das alunas. Fizemos o sinal. 
A condutora diminui a velocidade da canoa e aproa rumo a nós. Desta vez seremos ajudados pelas estudantes e irmãs Polyane e Glauciane Ferreira dos Santos, da 3a série do Ensino Médio Modular (EMM), que prontamente atenderam ao nosso chamado. 
Detalhe: uma grande ilha de capim flutuante, desgarrado pelo vendaval, impedia o acesso a casa, mas, mesmo assim, elas se dispuseram em atravessar o matagal, que tomava conta da ribeira da várzea. 
Numa manobra vitoriosa Glauciane acelerou ao máximo a embarcação, para poder atravessar o mato. Mesmo assim, elas levaram mais de 20 minutos, para vencer o obstáculo, pois o restante do percurso foi feito com o remo, empurrando o mato.  
Além do mais, o hélice da rabeta ficou repleto de galhos enrolados, depois da manobra realizada por Glauciane, que ainda teve que arrancar o material com as mãos.

Nenhum comentário: