sexta-feira, 12 de abril de 2013

COTIDIANO SOME


Uma rotina diferenciada
Kellen Caldeira, chega na escola

P
or volta das 7h20, a estudante Kellen Thais Caldeira Correa chega no porto improvisado, da escola municipal Santíssima Trindade”, no Centro do Aritapera.
Ela manobra com o remo. Atraca. Amarra a embarcação e desembarca. Kellen chegou conduzindo uma canoa motorizada, em viagem de cerca de 10 minutos entre sua casa, na enseada do Aritapera, e o educandário. Na costa, amarrada, traz a mochila com o material escolar. Nas mãos carrega uma sacola plástica e dentro um recipiente, com sua refeição, pois desde o dia 5 de março de 2013, que ela e mais oito colegas de classe cumprem uma dupla rotina em sua vida estudantil. Estudam em dois turnos e em níveis distintos: Ensino Fundamental e Ensino Médio Modular (EMM).
Kellen aprecia o almoço
No período matutino, a partir das 7h30, Kelen Thais e seus colegas cursam os últimos dias do ano letivo 2012, cumprindo a última etapa do Ensino Fundamental (8a série), cujas aulas encerram no próximo dia 18 de abril.
Ao terminar o turno da manhã, ela se dirige para a área de alimentação da escola. Vai saborear o almoço, que trouxe de casa, pois às 13h tem que estar pronta para mais uma etapa de estudos.
Desta vez vai estudar a disciplina Inglês, ofertada pelo Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME), para os alunos matriculados na 1a série do Ensino Médio Modular, neste ano letivo 2013.
O descompasso: pela manhã ainda cursa o Ensino Fundamental 2012 e a tarde o Ensino Médio Modular, acontece por conta do calendário letivo anual diferenciado, que é cumprido pelos estudantes da região da várzea santarena, cujas aulas iniciaram em agosto e encerram na próxima semana.

Nenhum comentário: