sexta-feira, 26 de abril de 2013

PESQUISA EM AVEIRO


Bióloga estuda participação familiar na escola
 
Hitacy Santos dos Santos durante a socialização de sua pesquisa com o público
H
oje, 26 de abril, a bióloga Hitacy Santos dos Santos, do corpo docente do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME), fez a defesa de sua monografia “A Importância da Participação dos Pais na Educação Escolar dos Educandos da Escola Benedita Mota Sá, no Município de Aveiro/PA”, para a obtenção de mais um título em sua carreira acadêmica, desta vez de especialista em Coordenação Pedagógica.
A pesquisa, feita em parceria com a professora Edna Marzzitelli, buscou analisar a importância do papel da família no que tange a educação de seus filhos no âmbito da escola “Benedita Mota Sá” por meio de um estudo cuja fundamentação deu-se através de uma metodologia voltada para pesquisa-ação, com abordagem bibliográfica, quantitativa e qualitativa, sendo realizada a aplicação de um projeto de intervenção por meio de palestra e aplicação de questionário direcionado a vinte pais e/ou responsáveis de alunos da instituição escolar.
O estudo observou que a relação existente entre família e escola é um fator que gera preocupação no âmbito da escola Benedita Mota de Sá, principalmente com relação a formação do aluno, pois é perceptível a baixa frequência e o fraco desempenho dos alunos nas atividades escolares. Também foi detectada a necessidade de fazer com que os pais ou responsáveis sejam mais participativos na educação escolar de seus filhos.
Na pesquisa de campo, com aplicação de questionário direcionado, a primeira pergunta procurou saber o que dificulta a participação da família no ambiente escolar. A maioria dos pesquisados (45%) apontam o desinteresse por parte de alguns pais e/ou responsáveis o ponto mais questionado. O trabalho destaca-se logo em seguida, apresentando um percentual de 28%. 
No entanto, tem-se conhecimento de que o trabalho não pode se tornar uma desculpa da ausência dos familiares na formação dos seus filhos. A falta de tempo e a comunicação precária entre a família e a escola, apresentam percentuais de 15% e 12% respectivamente. 
Um das conclusões do estudo é “...que os alunos necessitam da participação dos pais em suas aprendizagens, pois com aplicação do questionário, foi possível notificar aos pais e/ou responsáveis sobre a situação a qual estava acontecendo. Dessa forma, os mesmos passaram a saber que do jeito que as coisas estavam caminhando, em breve não seria mais possível reverter o quadro, pois sabemos como é  difícil formar um educando com uma base familiar pouco consistente.

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