quinta-feira, 11 de abril de 2013

PARALISAÇÃO ESTADUAL


Santarém adere a paralisação nacional
Coordenador estadual Alex Ruffeil, repassa os informes da paralisação em Belém

A
conteceu na tarde de hoje, 11/4, e durou exatas 2h2, a assembleia dos trabalhadores da rede estadual de ensino de Santarém. Diversos assuntos foram socializados, debatidos e votados pelos presentes, que decidiram entre outras questões, aderir à paralisação nacional, encabeçada pela Confederação Nacional dos Traba-lhadores em Educação (CNTE), que acontecerá nos próximos dias 23, 24 e 25 de abril.
A reunião iniciou com palestra do analista tributário Evaldo Viana, da Receita Federal (RF), que repassou informações e esclareceu duvidas dos presentes, referentes à declaração do imposto de renda de 2013. A intenção da RF é baixar para menos de 10% o número de declarações, que caem na malha fina em Santarém.
Em seguida, o sindicalista Diogenes Hernandes Figueiredo apresentou, abriu espaço para discussão e votação pelos trabalhadores para a primeira questão do encontro: uma divida pendente da coordenação estadual, referente ao repasse da cota dos associados, num valor de cerca de R$ 35.000,00, que não foi paga pela gestão anterior à Sub Sede do Sintepp em Santarém e que também não quer ser paga pela atual coordenadora de finanças do sindicato, Maria Conceição Holanda.
Trabalhadores de Santarém aderem a paralisação nacional, em assembleia do Sintepp

Duas propostas foram apresentadas à plenária. A primeira: entrar com uma ação judicial contra a coordenação estadual, para solucionar a questão ou então renegociar a dívida, inclusive com sugestões para que o Sintepp Estadual financie a compra de um terreno, para a construção da sede social da sub sede. Por maioria, os trabalhadores decidiram apoiar a segunda opção, ou seja, tentar mais uma vez negociar a dívida, junto a coordenação estadual.
Em seguida a coordenadora da sub sede, Izabel Marinho, justificou porque não houve a paralização em Santarém, mas apenas uma assembleia da categoria. Motivo: o período “turbulento” da lotação. Depois foi a vez do coordenador estadual, Alex Ruffeil, falar da
Nicolas Apostolos,
Sintepp de Alenquer 
paralisação em Belém, onde novamente houve uma mesa de ‘enrolação’, por parte do governo ‘tucano’.
Alex aproveitou também para desabafar, manifestando sua insatisfação e descontentamento, porque não houve a paralisação em Santarém e pelo posicionamento da diretora da 5a URE, que em assembleia da categoria falou que estaria aos lados dos trabalhadores, mas que na prática estaria fazendo o jogo do governo.
A partir de então foi aberto espaço para o debate político, com a inscrição de diversos trabalhadores, que se posicionaram a respeito de diversas questões, principalmente sobre a portaria de lotação, que todo ano provoca uma grande comoção.
Após o debate político, a plenária votou a participação dos trabalhadores de Santarém, na paralisação nacional convocada pela CNTE, que deverá ser efetivada conjuntamente com os trabalhadores federais, estaduais e municipais. Por maioria a categoria decidiu parar nos três dias. 


Em Belém, educadores exigem lotação por jornada com hora atividade
A comissão de negociação dos trabalhadores ingressa na Seduc, sob o olhar do Choque da PM
A
 Marcha Estadual da Educação que também ocorreu na manhã de hoje (11) em Belém teve saída do Trevo do Satélite para a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e contou com a presença massiva dos trabalhadores (as) da educação de diversas cidades paraenses.
Na frente da Seduc foi feita a negociação para a entrada da Comissão, composta pela Coordenação Estadual do Sintepp. Lá dentro já aguardavam o Secretário de Educação em exercício, Waldecy da Costa, o Diretor de Ensino, Prof. Licurgo e outros assessores. “A reunião de hoje foi para discutir Lotação por Jornada com implementação de Hora Atividade, porém mais uma vez o Governo não sinalizou nem um avanço”, antecipou Alacid da Silva, coordenador estadual do Sintepp.
A Seduc afirmou que até este mês de abril os (as) professores (as) que perderam estrapolação de carga horária permaneceram recebendo as 200h. Sendo que a Secretaria apresentou 10 de maio o prazo para complementação de carga horária e segunda a mesma haverá um setor na sede que apresentará as disponibilidades de carga horária por um levantamento da necessidade das escolas.
O Secretário em exercício, Waldeci Costa, afirmou que até o final de maio o governo apresentará uma proposta de lotação por jornada de trabalho, na ocasião a Coordenação apresentou uma contra proposta. “Que sejam asseguradas as 200h até final de maio acompanhando o calendário do governo de lotação por jornada”, propões Mateus Ferreira, coordenador geral do Sintepp.
Sobre o concurso para Educação Especial, em que foram ofertadas 500 vagas e que teve 492 aprovados e classificados, o secretário informou que serão chamados a medida da necessidade.
A quantidade máxima de alunos por turma será de 40, sendo que as turmas com número inferior serão enturmadas conforme as devidas justificativas das direções de escola. Por exemplo, forma-se a 1ª turma com 40, já a 2ª só com 30, caberá a direção da escola comprovar a necessidade de manutenção da 2ª turma e desta forma manter a carga horária do (a) professor (a).
Com o movimento em ascendência e um forte sentimento de greve se criando, o momento é de organização da luta através de mecanismos de frequente uso da direção de nossa entidade, a construção da luta pela base. “Pretendemos reforçar o interior, principalmente porque a campanha deste ano parece ter um caráter de manutenção de direitos e não de avanços, infelizmente”, lamenta Alacid da Silva.
A mobilização se estendeu por todas as subsedes, que realizaram atos e manifestações em favor da pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2013. Os demais pontos financeiros e sociais estarão em debate em nova reunião entre Sintepp e Governo do Estado que ocorrerá no dia 23/04, na Sead.
Não há conquista sem luta. Junte-se à nós, venha para o Sintepp. Continue acompanhando a agenda de lutas. (Texto e foto: Sintepp)

Nenhum comentário: